Destaque

Réveillon no DF terá até 21 minutos de fogos de artifício silenciosos

Fogos silenciosos têm o objetivo de respeitar crianças, autistas e animais sensíveis a barulho alto. Medida cumpre lei distrital.

O Réveillon no Distrito Federal vai contar com até 21 minutos de fogos de artifícios silenciosos. O espetáculo será a iluminação no céu da capital sem os estrondos sonoros. A expectativa é que 50 mil pessoas ocupem a Esplanada dos Ministérios para a festa da virada na noite de 31 de dezembro.

A medida segue a Lei distrital nº 6.647, de 17 de agosto de 2020, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos ou qualquer artefato pirotécnico que produza estampidos na capital federal

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os fogos silenciosos permitem, também, respeitar crianças, pessoas dentro do espectro autista que possuem sensibilidade sonora e animais que também são afetados pelo alto barulho.

Apesar de a lei proibir os fogos sonoros desde 2020, a regulamentação só foi feita em fevereiro deste ano. Assim, essa será a primeira festa da virada com regras definidas sobre os artefatos pirotécnicos.

Na prática, a legislação proíbe a queima e a soltura de fogos com “efeito sonoro ruidoso” que ultrapassem 100 decibéis, a partir de 100 metros do ponto de disparo, em todo o território do DF.

Para efeitos de comparação, a intensidade de 100db equivale, aproximadamente, ao som produzido por uma furadeira.

Está proibido soltar fogos de artifício em lugares públicos e privados e, em caso de descumprimento, a multa é de R$ 2,5 mil. A apreensão de produtos e petrechos, os quais deverão ser encaminhados para a Divisão de Controle de Armas, Munições e Explosivos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Shows

O Distrito Federal terá shows em quatro localidades: Esplanada dos Ministérios (área central de Brasília), na Praça dos Orixás (Lago Paranoá), na Praça da Bíblia (Ceilândia) e no Setor Recreativo (Planaltina). A programação faz parte do Réveillon Cidade Luz 2024 e custou mais de R$ 5 milhões do Governo do DF.

A Secretaria de Segurança Pública e Paz Social fará esquema de reforço para todos que pretendem curtir os shows, principalmente na Esplanada que é um lugar central de acesso facilitado pela rodoviária. A expectativa é que todas as pessoas sejam revistadas.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está proibida a entrada com garrafas de vidro e objetos cortantes.

Na Esplanada, subirão ao palco grandes nomes da música brasileira, como as duplas sertanejas Heverton e Heverson, às 19h, e Israel e Rodolffo, à 1h. O evento também contará com apresentação da cantora Naiara Azevedo, às 20h40. Já o grupo de pop rock Roupa Nova ficará responsável pelo show da virada, marcado para as 22h40.

Leave a Reply

WhatsApp
YouTube
Follow by Email
%d bloggers like this: