Distrito Federal

DF: veja o que abre e o que fecha na véspera e no feriado de Ano-Novo

Diversos espaços e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) terão mudanças no funcionamento durante o feriado do Ano-Novo.

Diversos espaços e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) terão mudanças no funcionamento no próximo domingo (31/12) e na segunda-feira (1º/1), quando os brasilienses devem aproveitar o feriado de Ano-Novo. Unidades do Procon e do Na Hora estarão fechadas. Enquanto isso, parques e alguns restaurantes comunitários vão estar de portas abertas para o público.

Hospitais e unidades de saúde

A Secretaria de Saúde informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24 horas, assim como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

As unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas na segunda-feira (1º/1) e voltam a atender normalmente no dia seguinte, a partir das 7h. Haverá vacinação no sábado (30/12) em 32 locais, mas no domingo (31) e na segunda-feira (1º) as salas de vacina estarão fechadas. Os ambulatórios, policlínicas e farmácias de alto custo não abrem nos dias 30 e 1º/1.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão 24h do dia 30 ao 1º, enquanto os Caps tipos I e II, o Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) estarão fechados.

Ônibus

Os ônibus circularão com uma programação especial na passagem do ano, com reforços nas viagens para atender ao movimento do comércio e também das pessoas que vão participar das festas. A ação inclui regiões de Planaltina e Ceilândia.

A linha 103.1, da Piracicabana, foi reativada para atender o itinerário Rodoviária do Plano Piloto/Pontão do Lago Sul. As viagens serão realizadas conforme a demanda e a linha deverá ter, no mínimo, uma viagem por hora a partir das 12h do dia 31 de dezembro. A linha atende também os passageiros que desejarem se deslocar para a Praça dos Orixás.

Metrô

O Metrô-DF funcionará das 10h do dia 31 de dezembro às 4h da madrugada do dia 1º de janeiro. A Estação Central terá embarque e desembarque durante todo o período; enquanto as demais estações terão embarque e desembarque de 10h às 23h30 e, após esse horário, apenas desembarque.

No primeiro dia de 2024, o metrô não funcionará e os trens voltarão a circular a partir das 5h30 do dia 2 de janeiro. Em razão da suspensão, a Secretaria de Mobilidade determinou que as operadoras reforcem as viagens de ônibus nas regiões de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Guará, com o objetivo de oferecer opções de transporte aos moradores dessas regiões.

Delegacias e forças de segurança

A Polícia Militar (PMDF) funciona todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) opera normalmente, inclusive em feriados, para atender a emergências. Já os serviços de expediente administrativo interno não funcionam aos fins de semana e feriados.

Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil do Distrito Federal funcionarão em regime de plantão ininterrupto. Também funcionam 24 horas as duas delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

O Detran-DF informa que não haverá atendimento ao público de forma presencial nos dias 31 e 1º. Os serviços digitais estarão disponíveis no Portal de Serviços e aplicativo Detran Digital, mas sofrerão interrupção para manutenção por algumas horas nos dias 30 (das 20 às 22h) e 31 (das 16h à 1h). As áreas de engenharia e de policiamento e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de plantão.

Restaurantes comunitários

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), os restaurantes comunitários fecharão nos dias 31 e 1º, exceto as unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente e Arniqueira.

Os Centros Pop fecham apenas no dia 1º, enquanto as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon) estarão fechadas do dia 30 ao 1º. As Unidades de Acolhimento, a Unidade de Proteção Social (UPS) e a Central de Atendimento funcionarão normalmente.

Na Hora e Procon

Não haverá atendimento presencial nos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro – ou seja, estarão fechadas todas as unidades do Na Hora, Procon, conselhos tutelares, Centro Integrado 18 de Maio e Núcleos do Programa Direito Delas.

As agências do trabalhador estarão fechadas nos dias 30 e 31, sábado e domingo, e no dia 1º de janeiro, devido ao feriado nacional. O atendimento retorna no dia 2 de janeiro.

Zoológico e Jardim Botânico

O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto nos dias 30, das 8h30 às 17h; no dia 31, das 8h30 às 12h. O espaço vai abrir todos os dias de janeiro, das 8h30 às 17h, para proporcionar lazer e diversão para a criançada brasiliense durante o período de férias.

O Jardim Botânico de Brasília funcionará das 9h às 14h no dia 31 e não abrirá no dia 1º. Já o Planetário de Brasília estará fechado no dia 31 e 1º. Os dois espaços abrem normalmente no dia 30 e retornam com o funcionamento usual no dia 2.

Parques

Os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) funcionarão da seguintes forma:

  • Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul – aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico de Águas Claras – aberto todos os dias das 5h às 22h
  • Parque Ecológico Areal – aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico da Asa Sul – aberto todos os dias das 6h às 20h
  • Parque Distrital das Copaíbas – aberto todos os dias das 8h às 18h
  • Parque Ecológico Cortado – aberto todos os dias das 6h às 20h
  • Monumento Natural Dom Bosco – aberto todos os dias das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Ezechias Heringer – aberto todos os dias das 6h às 22h
  • Parque Recreativo do Gama – aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico do Lago Norte – aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Olhos d’Água – aberto todos os dias
  • Parque Ecológico do Paranoá – aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Península Sul – aberto todos os dias das 6h às 22h
  • Parque Ecológico do Riacho Fundo – aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Saburo Onoyama – aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Sucupira – aberto todos os dias 6h às 20h
  • Parque Ecológico Três Meninas – aberto todos os dias das 7h às 18h
  • Parque Ecológico Veredinha – aberto todos os dias das 6h às 22h

Cultura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que a Casa do Cantador, o Complexo Cultural de Planaltina, o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu do Catetinho, o Museu Nacional da República, o Cine Brasília, o Centro Cultural Três Poderes, Espaço Oscar Niemeyer, a Biblioteca Pública de Brasília e o Museu Vivo da Memória Candanga estarão fechados nos dias 31 e 1º, mas abrem normalmente nos demais dias.

A Biblioteca Nacional e o Espaço Cultural Renato Russo estarão fechados do dia 30 deste mês a 1º de janeiro. O Museu de Arte de Brasília abre no dia 31, das 10h às 13h, mas fecha nos dias 1 e 2. A Concha Acústica funciona no dia 31, das 9h às 12h, e fecha nos dias 1 e 2. O Centro de Dança estará fechado do dia 30 de dezembro a 2 de janeiro.

Ceasa

A Ceasa estará fechada nos dias 31 e 1º.

BRB

As agências e correspondentes do BRB fecham do dia 29 deste mês a 1º de janeiro. No mesmo período, o Mirante da Torre de TV funcionará de 9h às 18h45. Os horários retornam ao normal no dia 2.

Limpeza Urbana

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) informa que Unidade de Recebimento de Entulho, o Aterro Sanitário de Brasília, as Usinas de Ceilândia e da Asa Sul, a coleta convencional e a coleta seletiva funcionarão normalmente no dia 31 e em regime de plantão no dia 1º. Nos dois dias, as unidades de Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRRs) e os Papa-entulhos (PEVs) estarão fechadas e serão suspensas as atividades de varrição manual e mecanizada, lavagem e frisagem.

Leave a Reply

WhatsApp
YouTube
Follow by Email
%d bloggers like this: