Distrito Federal, Esportes

Secretaria de Esportes quer equiparar bolsas pagas a atletas olímpicos e paralímpicos

Secretário de Esporte disse que também quer ampliar o benefício a mais modalidades.

*Foto em destaque: (crédito: Douglas Gomes)

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) buscará aumentar o valor da bolsa paga a atletas paralímpicos do DF para que se iguale à dada aos olímpicos. E também se empenhará para que mais esportistas que representam a região em disputas internacionais sejam contemplados com o benefício. A informação foi dada pelo titular da SEL, Júlio César Ribeiro.

De acordo com Ribeiro, que não deu detalhes sobre valores, a equiparação é apenas uma das metas do órgão que lidera. E que para os próximos dois anos ele e sua equipe trabalharão pela criação de uma “Bolsa Técnico”, além de ampliar a quantidade de recebedores da bolsa, atualmente recebida por 120 pessoas. Para isso, segundo ele, modalidades como skate, entre outras, poderão ser incluídas.

“A secretária de esportes não é só futebol. Nós temos o atletismo, com corridas quase todos os finais de semana. Artes marciais vêm dominando a cena com vários campeonatos de Jiujitsu, Karatê, Taekwondo. Estive presente no ginásio do Cruzeiro, em uma competição de Jiujitsu onde tinha quase três mil pessoas”, destacou.

Ele disse que a Secretaria tem sido inventiva em auxiliar pessoas que querem competir em nome do DF. Este ano, por exemplo, comentou haverem sido ajudadas 4.673 delas, entre as quais várias estarão na Olimpíada de Paris, ano que vem.

Lembrou que parte dos recursos que a Secretaria recebe vêm dos Jogos de Loteria da Caixa Econômica, repassada pelo governo federal. “É claro que a secretaria de Planejamento tem nos ajudado muito. O governador Ibaneis Rocha fez um decreto sobre alguns espaços esportivos e tudo aquilo que for utilizado vai para o fundo de apoio ao esporte. Esse dinheiro ajuda bastante”, comentou.

Ribeiro informou que a SEL é responsável pelos 12 centros olímpicos de Brasília, com cerca de quatro mil usuários, e que já se pensa na abertura de mais um. “Nós já estamos nos detalhes finais, o próximo será construído no Paranoá. Esses espaços são propícios para a prática de todas as modalidades. Nesses locais tem piscinas, campos de futebol sintético, quadras de tênis, ginástica, entre outras”, pontou.

Fez questão de reiterar que em janeiro será realizada a Corrida de Reis, suspensa desde 2020 devido à pandemia de Covid-19. A previsão é que a competição terá um total aproximado de 14 mil participantes em duas provas: uma de cinco e outra de dez km. Para essa segunda pretende convidar atletas estrangeiros e definir prêmios em dinheiro com valores ainda a serem definidos.

Leave a Reply

WhatsApp
YouTube
Follow by Email
%d bloggers like this: