Destaque

DF livre de carcaça retirou 1.082 carros abandonados das ruas do DF

Os dados são de janeiro a novembro deste ano. De acordo com o GDF o cronograma de ações para 2023 será encerrado na região de Taguatinga, por conta da grande concentração de veículos abandonados.

*foto em destaque: (crédito: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

A operação DF Livre de Carcaças, realizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), recolheu 1.082 veículos considerados abandonados, até o mês de novembro — sendo que 30 foram retirados somente nos últimos dias. Segundo o governo local, nas próximas duas semanas, a iniciativa encerrará as atividades de 2023 atendendo as demandas de Taguatinga.

De acordo com o coordenador de operações da DF Livre de Carcaças, major Marcelo Mororó, a escolha pela região se deu por conta da grande concentração de veículos abandonados, especialmente na área do Setor H Norte. O coordenador destaca a importância da ação e da participação da vigilância ambiental, principalmente por conta do período de chuva, pois as carcaças podem multiplicar possíveis focos de mosquitos transmissores da dengue e de outras doenças.

Depois de recolhidos, os carros são encaminhados ao depósito do Departamento de Trânsito (Detran-DF), onde permanecem por aproximadamente 60 dias. Após esse prazo, caso o proprietário não solicite a devolução do bem, o veículo vai a leilão.

Como ajudar

O DF Livre de Carcaças funciona essencialmente por meio de demandas da população e das administrações regionais. Por isso, é importante que a comunidade denuncie à Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), pois o cronograma das ações ocorre de acordo com as demandas recebidas. Para isso, foi criado um novo canal para o encaminhamento de informações, por meio do e-mail dflivredecarcacas@ssp.df.gov.br.

É importante incluir detalhes que facilitem a localização dos veículos, como endereço, ponto de referência e, se possível, fotos. As informações também podem ser encaminhadas ao site Participa-DF, ao número 162 e às próprias administrações regionais.

Leave a Reply

WhatsApp
YouTube
Follow by Email
%d bloggers like this: