Destaque, Distrito Federal, Noticias em Destaque, Opinião, Politica, Politica Distrital

Eleições 2022: O Cenário mudou e a movimentação das peças do tabuleiro começou

A corrida ao palácio do Buriti antes com poucos nomes, agora começa a ganhar mais postulantes.

Dois fatores mexeram com o cenário politico no DF, a elegibilidade do Ex-presidente Lula e a reforma ministerial do Presidente Bolsonaro.

A poucos dias o Governador Ibaneis Rocha estava em sua zona de conforto, com uma boa afinidade com Bolsonaro e sem grandes nomes para destrona-lo.

Antes dos novos acontecimentos o governador tinha como adversários, Izalci Lucas e Paula Belmonte.

Após a volta de Lula para o Cenário político e a reforma ministerial de Bolsonaro, duas novas peças entraram no Xadrez, Flávia Arruda e Geraldo Magela.

Flávia Arruda recebeu superpoderes de Bolsonaro e agora é Ministra da Secretária de Governo.

Geraldo Magela aposta na Candidatura de Lula a presidência para fortalecer uma possível campanha da esquerda ao Buriti.

Nos bastidores acompanhando tudo isso está o Senador Reguffe, considerado pelo meio politico como alguém que tem um capital politico que poderá definir mais uma eleição ou até mesmo conquistar o palácio do Buriti.

O que precisam os postulantes para conseguirem ganhar vantagem e saírem na frente nessa corrida?

Ibaneis Rocha tem que consolidar sua base e mostrar bons resultados tanto na condução da pandemia quanto na gestão do governo, se Ibaneis quer o apoio de Bolsonaro em 2022 deve procurar outro partido, dificilmente o presidente irá apoiar alguém do MDB no primeiro turno.

Izalci Lucas precisa montar seu time e também terá que decidir sobre sua opção partidária, os tucanos estão fazendo um movimento para terem identidade própria e querem afastar a ala Bolsonarista do Partido, seu primeiro suplente Felipe Belmonte é o maior interessado em que Izalci seja governador para que o mesmo assuma uma cadeira no Senado, Felipe é um dos fundadores do Aliança pelo Brasil e rival direto do Governador Ibaneis Rocha.

Paula Belmonte tem dificuldades de se postar como candidata devido a seu marido ser primeiro suplente de Izalci, para o meio politico Paula caminhará junto com o tucano, seu partido o Cidadania(antigo PPS) tem um longo histórico de apoio ao PSDB.

Reguffe prometeu cumprir seu mandato de senador que chegará ao fim em 2022, ainda não se sabe o que o Senador vai fazer com seu futuro político, porém, o mesmo ainda está nas graças do eleitorado brasiliense.

Flavia Arruda agora ministra dependerá muito do sucesso da Gestão do Presidente Bolsonaro, tida como moderada, Flávia poderá ser a candidata de Bolsonaro no DF e poderá juntar o antigo time Arrudista que venceu no primeiro turno as eleições de 2006.

Geraldo Magela foi incentivado por militantes petistas e colocou seu nome a disposição  para disputar o buriti em 2022, caso se concretize, Magela tentará retomar a pauta progressista no DF, justamente o estado onde o Bolsonarismo é bem intenso.

Façam suas apostas que o Jogo apenas começou e pode mudar a todo instante.

 

 

 

Leave a Reply

WhatsApp
YouTube
Follow by Email
%d bloggers like this: