Eclipse solar com ‘anel de fogo’ ocorrerá neste domingo

Com duração de 6 horas, o eclipse anular terá início a partir das 2h30 (horário de Brasília) e o ápice será por volta das 3h40

O primeiro eclipse solar de 2020 acontece neste domingo, 21. O fenômeno será marcado pelo efeito de um ‘anel de fogo‘.

Chamado de eclipse anular, o fenômeno ocorre quando a lua está distante demais da terra para cobrir todo o sol.

Este tipo de fenômeno ocorre, geralmente, duas semanas após, ou antes de um eclipse lunar, que acontece no dia 5 de julho.

Infelizmente eclipse só poderá ser observado a olho nu apenas em alguns países da África e da Ásia. Mas não se preocupe. Os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno ao vivo pela internet pelo site Virtual Telescope.

Com duração de 6 horas, o eclipse anular terá início a partir das 2h30 (horário de Brasília) e o ápice será por volta das 3h40.

Solstício de verão

Outro fenômeno da natureza que poderá ser acompanhado na madrugada deste domingo é a famosa celebração do solstício de verão de Stonehenge, que será transmitido pela primeira vez pela internet. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a presença do público no evento está proibida.

Crédito: Nicolamargaret/iStockCom mais de 5 mil anos, Stonehenge é formado por pedras que chegam a pesar quase 50 toneladas cada

A celebração, que marca o início do verão no hemisfério Norte, costuma atrair milhares de pessoas ao condado de Wiltshire, a 130 km a oeste de Londres.




Tags

Paulo Tavares

Paulo Tavares Jornalista redator responsável pelo portal DF em FOCO. Reg, 0010479/DF Meu compromisso é com a verdade. Doa a quem doer...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Advertisment ad adsense adlogger