Destaque

Com surto de gripe em crianças, GDF abriu 43 leitos. Ocupação é de 100%

A Secretaria de Saúde do DF informou que há previsão de abertura de mais leitos para atender crianças ao longo da próxima semana.

Diante de um surto de gripe entre crianças, o Governo do Distrito Federal abriu 20 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e mais 23 de enfermaria pediátrica ao longo do mês de março.

A taxa de ocupação dos leitos pediátricos e neonatais estava em 100% e 97,53%, respectivamente, às 17h55 deste sábado (1º/4), segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Não há, contudo, a confirmação do motivo da internação das crianças, portanto, não é possível afirmar quantas foram infectadas com o vírus influenza. Veja abaixo:

Reprodução/SESBalanço Ocupação leitos UTI DF SES

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que abriu, durante o mês de março, cinco leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), dez no Hospital da Criança de Brasília (HCB) e cinco no Instituto Hospital de Base (IHBDF).

Também foram criados 14 leitos de enfermaria para internação pediátrica no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) para atender a sazonalidade das infecções; mais quatro no Hospital da Região Leste (HRL), que fica no Paranoá; três no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz); e dois no HRT.

A pasta informou que o HRT deve abrir mais nove leitos de enfermaria pediátrica, que, atualmente, passam por adequação. “Também há previsão de abertura de mais leitos no HRL e no Hospital Regional de Sobradinho (HRS)”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde, há 21 leitos de retaguarda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Maria. Até esta quarta-feira (5/4), mais seis unidades devem ser abertas no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

A pasta informou que, em paralelo, devem ser integrados à rede pública 10 leitos de UTI de hospitais particulares.

“Atualmente, são 94 leitos de UTI pediátrica e 221 leitos de enfermaria pediátrica, disponíveis na rede pública de saúde do Distrito Federal. Todos equipados e com equipes especializadas de alta performance, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além do suporte nutricional, psicológico e de serviço social”, disse a pasta.

“Muito grave”

Neste sábado, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse que o surto de gripe em crianças “é muito grave”. A coluna solicitou à Secretaria de Saúde os dados atualizados de crianças infectadas, mas a pasta informou que as informações sobre diagnósticos de doenças só podem ser consultados na segunda-feira (3/4).

“Estamos vivendo período muito grave no Distrito Federal por conta desse surto da gripe que tem pego muitas crianças, principalmente. A gente já fez, via Secretaria de Saúde, contratação de várias unidades de tratamento intensivo para esse grupo das crianças que está sendo mais acometido por essa doença e a gente está junto trabalhando firme com a Secretaria de Saúde e o Iges para atender a população”, afirmou Ibaneis.

Como o vírus tem se espalhado principalmente entre bebês, a Secretaria de Saúde adiantou o início da vacinação contra influenza para crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias.

Na sexta-feira (31/3), a pasta percorreu 21 creches para fazer a imunização. Neste sábado (1º), a vacinação ocorre em locais públicos e, a partir de segunda, será feita na rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Veja os endereços aqui.

Um recém-nascido morreu e outras seis crianças foram internadas com síndrome gripal. Todas estavam no abrigo Padre Cícero, em Taguatinga, antes de serem levadas ao hospital.

Leave a Reply

WhatsApp
YouTube
Follow by Email