Para evitar acidentes, ações de conscientização e fiscalização de trânsito serão realizadas durante período de jogos da seleção brasileira.
A euforia comum a eventos festivos, como a Copa do Mundo, pode colocar a segurança do tráfego em jogo. Com o objetivo de conscientizar os torcedores brasilienses e evitar acidentes, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai intensificar as ações de conscientização e fiscalização às vésperas e nos dias de jogos da seleção brasileira. Para tal, serão realizadas uma campanha educativa na mídia; ação de conscientização nas ruas, parques e bares; além de intensificação das operações de fiscalização.
“Nossas equipes, tanto de educação quanto de fiscalização, vão atuar muito durante toda a competição. Nós precisamos garantir que todos se divirtam sem o risco de transformar a alegria de um momento em um gol contra, com marcas para toda a vida. Por isso, vamos atacar e defender muito bem, principalmente em dias de partidas da nossa seleção, para que a vida no trânsito não seja colocada em jogo”, destaca o diretor-geral, Marcelo Portela.
Para deixar as regras do trânsito claras, o Detran-DF programou ações programadas, entre elas: um grande passeio ciclístico, no qual serão reforçados os cuidados em relação à segurança do próprio ciclista e dos pedestres; as ações nas faixas de pedestres, bem como nos parques; blitz educativa em locais de grande circulação de pedestres e veículos; e ações específicas nos bares.
A diretoria de educação do Detran está trabalhando na produção de material educativo específico para o público infantil (álbum) e para o público adulto (tabela de jogos e bolachas para copos) para serem entregues nas ações de rua e nos bares.
Operação Boas Festas
Em razão dos jogos da seleção brasileira, a Diretoria de Policiamento de Fiscalização de Trânsito dará início à Operação Boas Festas um pouco mais cedo este ano. A operação inicia em 24 de novembro e se entende até 1º de janeiro de 2023, para abarcar também as confraternizações e os festejos do Natal e do Réveillon.
Durante esse período, terá um aumento no policiamento de trânsito e uma maior presença de viaturas de fiscalização em pontos de consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de veículos e pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros.