Site icon

Ibaneis isenta feirantes do pagamento de taxas públicas

Medida vale até 31 de dezembro de 2022 e visa auxiliar a recomposição da categoria após a pandemia da Covid-19.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, neste sábado (11/6), um decreto que suspende a necessidade de pagamento de taxas públicas por parte de feiras, quiosques e similares. A medida entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial do DF (DODF) e vale até 31 de dezembro deste ano.

A sugestão de decreto foi enviada pelo deputado Cláudio Abrantes (PSD) e lapidada pela equipe do GDF. O decreto foi assinado durante o encontro do governador com a Federação das Associações de Feiras (Unifeiras-DF).

“Existia um decreto de isenção de preço público durante a pandemia, mas ele caiu depois do fim da calamidade. A assinatura desse novo decreto foi um presente para nós, pois ainda estamos sofrendo efeitos econômicos da pandemia”, disse o presidente da Unifeiras-DF, Edson Clistennes.

Revitalização

Durante almoço com a categoria, Ibaneis destacou que pretende revitalizar as feiras do Distrito Federal.

“Nós adotamos uma política para as feiras que nunca existiu no Distrito Federal. A feira é um local onde as pessoas se sentem bem. E coloquei como determinação que arrumaria as feiras do DF. Se tiver direito a outro mandato, todas estarão arrumadas”, explicou.

O presidente do Unifeiras comemorou a presença do governador e pediu que o diálogo entre a categoria e o Executivo seja mais direta.

Ginásio de esportes

Pela manhã, Ibaneis participou da reinauguração do ginásio de esportes do Núcleo Bandeirante. Acompanhado de outras autoridades locais, o chefe do Palácio do Buriti esteve no local e destacou que as escolas públicas da região poderão utilizar o espaço para os alunos.

“Nós fizemos um investimento aqui de cerca de R$ 1 milhão. Tenho muito carinho pelo Núcleo Bandeirante, pela Candangolândia e pelo Park Way”, disse.

No ginásio, Ibaneis assistiu a uma roda de capoeira e deu um chute a gol.