Aumento da taxa de transmissão, variante Ômicron e flurona fizeram o governador tomar a decisão de suspender a folia pública e privada.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sai de férias nesta sexta-feira (7/1), mas antes de se ausentar o chefe do executivo local assinou o decreto nº 42.898, que foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta. O dispositivo altera o artigo 2 do decreto nº 42.730 e suspende a realização de festas e eventos de carnaval públicos ou privados no Distrito Federal.
A medida foi anunciada na quinta-feira (6/1), dia em que a taxa de transmissão no DF chegou a 1,45, ou seja, um grupo de 100 pessoas infectadas transmite a doença para mais 145. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice fica maior que 1 é acima do que é considerado seguro. Somado a isso, também há o aumento da infecção pela nova variante da influenza que influenciou a decisão do executivo.
O GDF recomenda cautela e cancela todos os desfiles, bailes e qualquer tipo de manifestação que possa provocar aglomeração, em busca da redução do risco de contágio. A crise sanitária no DF já soma mais de 523 mil casos e mais de 11 mil mortes.