Distrito Federal

Rede pública de ensino retoma nesta quarta 100% das aulas presenciais

Secretaria de Educação determinou o retorno integral da rede pública. Sinpro-DF é contra.

A partir de hoje, as 686 escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal voltam a receber 100% dos alunos. A determinação partiu da Secretaria de Educação do DF, na última sexta-feira, e, agora, 460 mil estudantes devem voltar ao modelo de aulas presenciais, suspensas em março de 2020. O retorno gradual dos estudantes iniciou em julho, mas em regime híbrido, com o avanço da vacinação, o Governo do Distrito Federal vinha sinalizando com o retorno total das atividades.

Com as unidades de ensino operando regularmente, os cuidados continuam sendo indispensáveis e as escolas terão que seguir algumas regras, como o uso obrigatório de máscaras, mesmo nas aulas em áreas abertas. Além disso, a temperatura dos alunos e dos servidores será monitorada na entrada da escola e o acesso aos espaços comuns, como ginásios, bibliotecas, pátios e parquinhos, deve ser escalonado, assim como os horários das refeições, entrada e saída das escolas. O distanciamento de 1,5m entre os estudantes também é uma exigência.

Manifestação

Para o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), as instruções para a retomada não apresentam garantia de recurso para que as escolas façam as adaptações necessárias. Para manifestar contra a decisão, o Sinpro-DF vai fazer um ato hoje, em frente à sede da Secretaria de Educação, com paralisação, a partir das 9h.

A Secretaria de Educação afirmou que deve cortar o ponto dos professores que aderirem à paralisação convocada pelo sindicato. O diretor do Sinpro-DF informou que a paralisação está mantida. “Não iremos ceder a ameaças do governo. O professor nunca deixou de repor nenhum dia letivo de paralisação ou greve”, afirmou.

Leave a Reply

WhatsApp
YouTube
Follow by Email