Os aparelhos já estão funcionando. Eles registram excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.
A fiscalização de trânsito por meio dos equipamentos conhecidos como pardais volta a ocorrer no Distrito Federal. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) começou a substituir os aparelhos do tipo avanço de sinal e nos cruzamentos semafóricos, que tinham sido retirados em 2020 devido ao término de contrato com o consórcio Monitran.
Ao todo, 123 equipamentos foram distribuídos em vias urbanas do Distrito Federal e já estão funcionando, ou seja, estão aptos a multar. O registrador eletrônico de infrações do tipo avanço de sinal registra excesso de velocidade, desrespeito ao sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre.
Renovação
O contrato com a empresa anterior foi finalizado em julho de 2020. Agora, a Fiscal Tecnologia e Automação Ltda. coloca em prática o termo assinado ainda em 27 de julho. À medida que os equipamentos vão sendo instalados, são aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Os equipamentos de avanço de sinal já foram substituídos e estão em funcionamento. Eles têm uma qualidade bem superior do que era antes, com mais funcionalidades”, afirmou o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Rocha.
Segundo Rocha, por questões legais, quando do encerramento de um contrato e até a vigência do novo, houve um lapso temporal entre a retirada dos equipamentos antigos e a instalação da tecnologia contratada.
“Nesse período reforçamos a fiscalização com nossos agentes de trânsito, mas a fiscalização eletrônica é um reforço para coibir aqueles que insistem neste ato de irresponsabilidade. Além de infração gravíssima, avançar o sinal vermelho é conduta que traz enorme risco à segurança no trânsito, não só de colisão entre veículos, mas de atropelamento de pedestres e ciclistas”, ressaltou o diretor-geral do Detran-DF.
Fiscalização
Em dezembro, o Detran informou que há 392 equipamentos de fiscalização eletrônica instalados nas vias urbanas do DF (administradas pelo órgão), sendo 148 do tipo pardal, 122 barreiras eletrônicas e 123 do tipo avanço semafórico.
Cada modalidade pertence a um contrato diferente. À época, o Detran disse que os 123 avanços semafóricos estavam sendo substituídos em razão de assinatura de novo contrato com empresa vencedora de licitação. São esses que passam a funcionar.
Os demais pardais de rodovias e outras áreas ainda estão em fase de aprovação do processo de escolha da empresa.