Com essas informações o Ministério da Saúde faz o cálculo do repasse de verbas enviadas ao atendimento de cada cidade.
Mesmo com dimensões continentais, o Brasil tem um sistema de saúde pública universal criado com o intuito de facilitar o acesso a este direito por todos os cidadãos. Para que os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) estejam garantidos no DF, os usuários do sistema precisam fazer o cadastro com base no território.
É com essas informações que o Ministério da Saúde faz o cálculo do repasse de verbas enviadas ao atendimento de cada cidade. O morador do DF que não quiser sair de casa pode fazer o cadastro pela internet. Confira, abaixo, como fazer o cadastro via e-SUS:
Até agora, o cadastro on-line por região está disponível para as regiões Central e Sul do Distrito Federal.
- Se você mora no Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal e Varjão, deve entrar no link https://segov.df.gov.br/esusregiaocentral/
- Se mora em Gama ou Santa Maria, deve entrar em https://segov.df.gov.br/esusregiaosul/
Passo 1. É importante que quem faça o cadastro seja o responsável pelo domicílio, que vai incluir todos que moram na casa.
Passo 2. Com o link da sua região aberto, role a página até encontrar o campo dos dados a ser preenchidos.
Passo 3. Preencha os dados pedidos. O site pede informações comuns a qualquer cadastro, como nome completo e CPF e não exige comprovação.
Passo 4. No fim do formulário, o usuário deve informar quantas pessoas, além do responsável que está preenchendo o cadastro, moram na residência.
Portanto, se moram quatro pessoas, o usuário vai marcar três no formulário. Se morar sozinho, deve marcar 0.
Passo 5. Resolva o recaptcha e clique no botão de enviar.
Passo 6. Pronto! Você cadastrou com sucesso sua residência para receber atendimentos do SUS.