LANÇAMENTO DO CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 250 TRILHEIROS

O PRIMEIRO GRUPO COMEÇARÁ A PERCORRER TRAJETO DE 40 QUILÔMETROS NA SEXTA-FEIRA (27) PARA CHEGAR À PRAÇA DOS TRÊS PODERES NO SÁBADO (28)




Lançamento do Caminhos do Planalto Central contará com a participação de mais de 250 trilheiros

Fotos Luís Tajes/Setur-DF

No sábado (28), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, será o ponto de encontro de mais de 250 trilheiros que chegarão de vários lugares do Distrito Federal para participar do lançamento do Caminhos do Planalto, projeto de trilhas de longo curso que mapeou cerca de 400 quilômetros de percursos no Distrito Federal.

 

Até as 11h, caminhantes, corredores, ciclistas e cavaleiros se encontrarão para celebrar o início desse projeto que ajudará a impulsionar o Turismo e a preservar o meio ambiente da capital brasileira. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Turismo, em parceria com Ibram, ICMBio, secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente.



 

O primeiro grupo a sair para participar do lançamento começará a sua caminhada ainda na sexta-feira (27).  Dez caminhantes sairão do Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), passarão pela Área de Relevante Interesse Ecológico Cruls, localizada próximo ao Noroeste, dormirão no Albergue da Juventude e, no dia seguinte, seguirão rumo à Praça dos Três Poderes. Além deles, outros oito grupos de trilheiros realizarão diferentes percursos.

 

“Faremos um grande evento para celebrar o lançamento de um projeto que irá impulsionar o Turismo na nossa capital e ajudar a preservar o nosso Cerrado. O Distrito Federal fornecerá trilhas que nenhum outro lugar do Brasil ou do mundo pode ofertar”, afirmou a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.



 

João Carlos Machado, um dos coordenadores do projeto Caminhos do Planalto Central, explicou que os 400 quilômetros mapeados exigiram muita dedicação de que ajudou a construir o roteiro. “É a concretização de um sonho. Desejo de todos os trilheiros de Brasília e sua paixão pela natureza. Um sistema interligado de caminhos para conhecer, valorizar e preservar o cerrado, nossa cultura, nossas cidades. Tenho certeza que essas trilhas vão encantar as pessoas e ainda, atrair turistas, gerar emprego e renda de forma sustentável.”, comentou.

 

O Caminhos do Planalto fará parte do Caminho dos Goyases, que liga a cidade de Goiás Velho à Chapada dos Veadeiros, ambos no estado goiano, que é um dos quatro circuitos da Redetrilhas. Até o momento entre 80 e 100 quilômetros já estão sinalizados.

 

“Estamos honrados e fazer parte desta parceria que, além de contribui com o turismo ecológico, mostra as belezas dos atrativos naturais existentes nas nossas Unidades de Conservação”, frisou o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte.




Brasília, 31 .08.2019//Marca do Projeto “Caminhos do Planalto”, próximo a Torre de TV Digital.Foto Luís Tajes/Setur-DF

REDE TRILHAS – O projeto Caminhos do Planalto Central faz parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Redetrilhas), cuja regulamentação está a cargo da Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Criada por meio de uma portaria interministerial, assinada pelos ministérios do Turismo e Meio Ambiente e pelo ICMBio, em outubro do ano passado, a RedeTrilhas é composta por percursos que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do País. São identificadas com um símbolo de uma “pegada” amarela no chão e podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando outros modos de viagem não motorizados. A pegada do Caminhos do Planalto Central tem a imagem da Torre de TV Digital.



 

“Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, conectando ecossistemas e corredores ecológicos, as trilhas de longo curso são um estímulo ao turismo na natureza, alavancando a economia das regiões e gerando oportunidades de emprego e renda para as comunidades locais”, disse o secretário de Ecoturismo do MMA, André Pitaguari Germanos.

 

A Rede de Trilhas de Longo Curso engloba várias trilhas locais e regionais. São quatro os circuitos criados: Litorâneo, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS); Caminhos Coloniais – do Rio de Janeiro até Goiás Velho (GO); Caminhos dos Goyases – entre Goiás Velho e a Chapada dos Veadeiros (GO) e Caminhos do Peabiru, ligando o Parque Nacional do Iguaçu (PR) ao litoral paranaense.



 

Veja o roteiro completo dos trilheiros para esse sábado

 

CICLISTAS

  1. Da Praça dos Três Poderes à Ermida (Ida e Volta)

Encontro: 8h na Praça dos Três Poderes

Detalhes: Página do Rebas – @PaginaRebasdoCerrado

Contato: Márcio Bittencourt

  1. Travessia da Flona Brasília e Parque Nacional à Praça.

Encontro: 7h na Flona (Início da BR070)

Detalhes: Página do Rebas – @PaginaRebasdoCerrado

Contato: Márcio Bittencourt

 

CAMINHANTES

  1. Descida do Eixo Monumental até a Praça – 8km

Encontro: 8h Catedral Rainha da Paz

Detalhes: Evento na página do GCB – @caminhadasbrasilia e (Whatssap)

Contato: Rose Faria

  1. Do Parque das Copaíbas (Lago Sul) à Praça – 11km

Encontro: 8h na Paróquia N.S. Rosário (Qi 26, Lago Sul)

Detalhes: Página do GCB – @caminhdasbrasilia e (Whatssap)

Contato: Marli Reis

  1. Do Parque Bernado Sayão à Praça – 12km

Encontro 7h na Pão Dourado, Cond. Solar de Brasília, Jardim Botânico.

Contato: Fancisco Lima

  1. Travessia:  Parque Nacional – ARIE Cruls – Eixo Monumental (Início sexta-feira – 2 dias) – 40km

Contato: Sandra Dias

 

CORREDORES

  1. Da Praça dos Três Poderes à Ponte JK e Orla do Lago (ida e volta) – 16km

Encontro: 9h na Praça dos Três Poderes

Detalhes: Página do Insanos Running Brasília – @InsanosRunningBrasilia ou Instagram

@insanosrunningbsb

Contatos Elane Pires e Ricardo Souza

  1. Eixo Monumental da Catedral Rainha da Paz à Praça dos Três Poderes

Encontro: 8h na Rainha da Paz

Detalhes: Instagram Bora Correr meninas – @Boracorrermeninas_bsb

Contato: Marlize Carvalhal

 

CAVALEIROS e AMAZONAS

  1. Da Catedral de Brasília à Praça dos Três Poderes. Demonstração e diálogo sobre as viagens a cavalo por nossas trilhas.

Encontro: 9h na Catedral

Detalhes: Página dos Caminhos – @CaminhosPlanaltoCentral e (Whatsapp)

Contato: Herondina Garcia

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Turismo do Distrito Federal

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Fale com a gente