Morre, aos 74 anos, o ex-presidente do Vasco Eurico Miranda

O dirigente estava em estado grave por conta de um longo tratamento contra o câncer

<i>(Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com)</i>

Faleceu, no início da tarde desta terça-feira (12/3), o ex-presidente do Vasco da Gama Eurico Miranda, aos 74 anos. O dirigente havia sido internado, pela manhã, no hospital Vitória, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele estava em estado grave por conta de um longo tratamento contra o câncer. A informação foi confirmada pelo hospital, que aguarda liberação da família para divulgar o boletim.




O polêmico dirigente não conseguiu superar a batalha contra um tumor no cérebro. Desde o ano passado, o dirigente lutava contra limitações físicas. Até por isso, já não aparecia publicamente e já participava tanto da vida pública do time carioca.

 

#AquiÉVasco

@VascodaGama

O Club de Regatas Vasco da Gama cumpre o doloroso dever de comunicar, com profundo pesar, o falecimento do Presidente do Conselho de Beneméritos e ex-Presidente da Diretoria Administrativa, Eurico Miranda. A Diretoria Administrativa manifesta condolências aos familiares e amigos.




613 pessoas estão falando sobre isso

 

Em nota, o Vasco da Gama diz que cumpre o doloroso dever de comunicar, com profundo pesar, o falecimento do Presidente do Conselho de Beneméritos e ex-Presidente da Diretoria Administrativa, Eurico Miranda. “A Diretoria Administrativa manifesta condolências aos familiares e amigos”, diz.




Eurico Miranda foi presidente do Vasco em duas oportunidades, de 2003 a 2008 e de 2015 a 2017. Também marcou época ocupando o cargo de diretor de futebol do clube a partir dos anos 1990. Atualmente, Eurico era presidente do Conselho de Beneméritos do clube.

Nas últimas aparições, era visto quase sempre em cadeiras de rodas e apresentava dificuldades para falar. Em anos recentes, inclusive, havia vencido um câncer na bexiga e outro no pulmão. Mas agora não resistiu aos seus problemas de saúde.

Polêmicas 

 

Polêmico e alvo de diversas denúncias, Eurico é um dos mais conhecidos dirigentes da história do futebol brasileiro e do Vasco, tendo presidido o clube de 2003 a 2008 e de 2015 a 2017. Mas sua participação na gestão do time carioca foi muito além desse período, tendo cargos como presidente do Conselho Deliberativo e de vice-presidente de futebol.

 

Filho de portugueses, Eurico era advogado e começou a atuar no Vasco na década de 1960. As primeiras atitudes de maior repercussão foram nos anos 1980, quando o dirigente contribuiu para o clube conseguir o retorno do atacante Roberto Dinamite, que estava no Barcelona. Na mesma década, ele articulou duas negociações importantes para o Vasco: a venda de Romário para o PSV Eindhoven, da Holanda, e a compra de Bebeto, que pertencia ao Flamengo.




 

Atuando como homem-forte do futebol vascaíno, se tornou a mais conhecida figura do clube, até mesmo mais do que os presidentes da época. Costumava dar entrevistas polêmicas, quase sempre aparecia na frente das câmeras com um charuto e era bastante centralizador. “Aqui no Vasco mando eu. Ditatorialmente!”, afirmou certa vez.

 

Eurico se tornou figura central do futebol nacional e participou de diversas conquistas do Vasco nos anos 1990, como a edição de 1998 da Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro de 1997 e de 2000, então denominada Copa João Havelange, e a Copa Mercosul de 2000.

 

Paralelamente ao clube, o dirigente ingressou na carreira política e chegou a ser deputado federal, em mandatos que duraram de 1995 a 2002.

Repercusão 

 

Romário

@RomarioOnze

Faleceu agora há pouco o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, ele tinha um câncer no cérebro. Eurico foi um dos pouquíssimos amigos que fiz no futebol. Com certeza, sentirei falta de fumarmos um charuto juntos e dos bons papos que batíamos. Meus sentimentos à família!

391 pessoas estão falando sobre isso

 

 

 

Julio Brant@jcbrant

Meus sinceros sentimentos aos familiares do Grande Benemérito e ex-presidente do nosso Club de Regatas Vasco da Gama, Eurico Miranda, por seu falecimento.

711 pessoas estão falando sobre isso

 

 

 

S. C. Internacional

@SCInternacional

O Sport Club Internacional manifesta seu pesar pelo falecimento do histórico Presidente do @VascodaGama, Eurico Miranda. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda torcida cruzmaltina.

261 pessoas estão falando sobre isso

 

 

*Com informações da Agência Estado




Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Fale com a gente