ESPECIALISTAS ALERTAM, BARRAGEM DO DESCOBERTO SECARÁ EM 45 DIAS

0
139

Especialistas alertam para o problema

Já são mais de 125 dias sem chuva no Distrito Federal e Entorno. Uma das maiores estiagem de chuva dos últimos tempos, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Barragem do Descoberto que é responsável por abastecer o Distrito Federal, chegou ao nível de 18% da sua capacidade total. Ela vem se esvaziando cerca de 0.4% ao dia, elevando ao grau de estado crítico.

As chuvas que caíram semana passada, estão longe de reverter a calamidade no abastecimento de água. Mesmo com o racionamento que já está sendo aplicada, o Distrito Federal continua consumindo ferozmente o consumo hídrico do Descoberto. Outubro não parece colaborar com a melhoria de fornecimento de chuva, pois, são esperados chuvas fracas e pancadas esporádicas.

O Consumo do Descoberto segundo CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) é de 1.4 mil litros de água por segundo. Três fatores segundo o presidente da companhia são responsáveis por esse consumo: Chuva, Necessidade de novas obras e colaboração da população em diminuir o gasto de água.

Esse ano choveu muito abaixo do necessário. Mesmo que chova durante 03 meses consecutivos, ainda assim ficará abaixo do necessário para recuperação da capacidade da Barragem do Descoberto. O problema de consumo é antigo, segundo a promotora de Justiça do Meio Ambiente Marta Eliana de Oliveira, que acompanha a situação hídrica do Distrito Federal a anos. Segundo ela, os reservatórios não dão conta de abastecer a população.

Se em 30 dias não começar a chover, poderemos ver o reservatório da Barragem do Descoberto secar em até 45 dias, dizem os especialista em gestão hídrica. Se isso acontecer, cerca de 1,8 milhões de brasilienses ficarão sem água em suas residências.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA