Eleição da Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Gama

0
28
Estão abertas as inscrições para a eleição da Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Gama, a eleição ocorrerá no dia 13 de Janeiro de 2018, os candidatos deverão obrigatoriamente serem moradores do Gama e ter alguma familiaridade com a pauta ambiental local por meio de ações desenvolvidas na comunidade ou conhecimento técnico sobre o assunto.
As inscrições estarão abertas até o dia 07 de Janeiro de 2018.
A organização desse pleito é uma parceria entre o Conselho Gestor do Mosaico das Unidades de Conservação do Gama, Administração Regional do Gama e o Portal de Notícias Gama Cidadão.Introdução

A importância da COMDEMA na gestão ambiental é diretamente proporcional à participação comunitária e à internalização desta prática na administração pública, pois é através dessa estrutura colegiada e deliberativa que essa comunidade irá participar efetivamente na preservação, conservação, no uso sustentável e melhoria da qualidade de vida em sua cidade.
A ponta das soluções está ligada diretamente aos moradores que convivem diretamente com os problemas ambientais, daí porque a mobilização popular através das Comissões de Defesa do Meio Ambiente dentro do território regional, enquanto fórum de decisão das principais questões ambientais das cidades.
A partir da efetivação da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, uma série de instrumentos e medidas serão implantadas pela população e instituições governamentais locais que conjuntamente opinarão sobre as diretrizes da política ambiental, abrindo um espaço no planejamento do desenvolvimento da cidade para a dimensão da auto sustentabilidade

O que é?

COMDEMA é a sigla de Comissão de Defesa do Meio Ambiente e, por ser um Conselho é uma instância deliberativa e colegiada, especializada em ações referentes à preservação, conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais das cidades.
A COMDEMA, enquanto estrutura paritária, é composto por membros que representam o poder público, a sociedade civil organizada, podendo ainda vir a ter representantes da iniciativa privada.
Em suma temos como definição própria que o COMDEMA é uma unidade colegiada, de caráter consultivo, deliberativo, recursal e de assessoramento do Poder Público em questões concernentes ao equilíbrio ambiental e à melhoria da qualidade de vida local.

Composição

A COMDEMA será composta pelo Administrador Regional (Presidente), e mais 12 (doze) membros, com mandato de 02 (dois) anos permitida a recondução.
Dos membros da COMDEMA, 07 (sete) serão eleitos pela comunidade, sendo os outros 05 (cinco) representantes da Administração Pública e de órgãos envolvidos com a Política Ambiental do Distrito Federal.

Requisitos Obrigatórios:
-Ser morador do Gama;
-Estar cadastrado em alguma Zona Eleitoral correspondente ao Gama
-Ter familiaridade de atuação ou técnica com a pauta ambiental

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA