Colunista – Você sabe quanto de sal podemos consumir por dia? 

0
18

Em primeiro lugar, estamos nos referindo ao cloreto de sódio, pois o sal de cozinha possui uma mistura de cloro com 40%  sódio, ou seja, 1 grama de sal possui 400 mg de sódio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é não ultrapassar o limite de consumo de 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal de cozinha. Mas de acordo com pesquisas, o brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia (4,8 gramas de sódio).
Isso ocorre não só pelo uso abusivo de sal durante as refeições, mas sim pelo consumo do sódio presente em vários alimentos, sejam eles industrializados ou não. Alguns alimentos campeões em sódio são :
– Macarrão instantâneo
– Batata frita
– Maionese
– Fast-foods
– Salgadinhos
– Biscoitos
– Refrigerantes

 

Para descobrir quanto de sódio tem o produto , é só olhar a tabela nutricional na embalagem. CUIDADO! O valor mostrado na tabela não corresponde a quantidade total do produto e sim a uma pequena porção do produto.

É importante ficar atento aos riscos de ingerir essa substância em excesso. Consumir muito sódio pode causar a hipertensão, que é a porta de entrada para diversos problemas de saúde, como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto do miocárdio, aneurisma, doenças neurológicas (demência, Alzheimer, entre outras), insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca e doenças respiratórias. Além disso, o sódio causa a retenção de líquidos, dando uma sensação de inchaço e provocando variação de peso, especialmente em mulheres no período menstrual ou na época de TPM.

Lembre-se, que o consumo de alimentos frescos, feitos em casa, associados à redução da ingestão de alimentos industrializados contribui para a manutenção da saúde.

Por: Déborah Santana Nutricionista CRN1- 12119

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA