Como acabar com a acne?

1
61

Quem nunca sofreu com uma espinha ?!

A acne se manifesta pela presença de pus, vermelhidão, processo inflamatório, cistos e lesões, que podem deixar cicatriz na pele. As vezes acreditamos que elas surgem de um dia para o outro, mas seu aparecimento começa bem antes. Por mais  que não tenha uma causa totalmente consolidada, pesquisas confirmam que 70% dos casos estão associados ao estresse, a distúrbios hormonais e ao uso de anabolizantes e anticoncepcionais. Os 30% restantes são relacionados à acne na adolescência, devido a alta atividade hormonal da idade e o desenvolvimento da sexualidade.

A produção de sebo (oleosidade da pele), primordial para o desenvolvimento da acne, é estimulada por hormônios andrógenos, e há evidências de que o aumento de insulina gerado pela dieta gera uma desordem hormonal, e consequentemente, surgem as “espinhas”.
Sendo assim, a dieta pode ser um fator ambiental  no desenvolvimento da acne, e alimentos como: doces, farinhas brancas, biscoitos, pães, leite, refrigerantes, chocolate, sorvetes, produtos industrializados e açúcar em geral  influenciam na produção de insulina e aumentam as chances do aparecimento de acne.

Existem diversas ações que podem ser tomadas para prevenir e até curar a acne de modo rápido e natural. Além de excluir os alimentos citados acima, também é recomendável a ingestão de alimentos fontes de vitamina A, B6, zinco, cobre, ômega 3, além dos alimentos com baixo índice glicêmico. São exemplos desses alimentos: cenoura, brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate, lentilha, abobrinha, batata-doce, cereais integrais, frutas variadas, peixes, ovo, aveia, castanhas.

Além da alimentação, também vale a pena relembrar as recomendações básicas de lavar bem o rosto, tomar bastante água, usar protetor solar, fazer limpezas de pele com ajuda de profissionais adequados e o mais importante : NÂO espremer as espinhas!

Déborah Santana Sateles Nutricionista CRN/1 nº 12119

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA